sexta-feira, 24 de junho de 2016

Drogas na Coreia do Sul



Enquanto que em vários países ocidentais o uso de determinados tipos de drogas é tolerado e aparece em vários filmes e séries de diversos gêneros, na Coreia do Sul o consumo de determinadas substâncias é um tabu gigantesco, com punições legais bem rígidas aos usuários e outras pessoas envolvidas. Mas ao mesmo tempo que drogas ilícitas são motivo de vergonha e isolamento, o uso de algumas drogas lícitas pelo país é bem comum, como o caso do cigarro. Hoje vamos ver um pouco sobre a política anti-drogas coreana e ver como é a relação do país com substâncias lícitas e ilícitas.

Criminalização das drogas

Consumir, criar, possuir, comprar, vender ou transportar te levará a uma prisão de mais ou menos 10 anos além de uma bela multa. Sim, a legislação anti-drogas coreana é muito rígida, portanto, não use drogas na Coreia do Sul, a menos que você queira ser preso!
E como a polícia descobre quem usa? Um dos casos comuns são os oficiais entrarem em festas ou clubes e aplicarem testes para consumo de drogas nos presentes. De acordo com dados policiais as regiões de Gangnam e Yongsan são as que ocorrem mais prisões relacionadas a drogas na Coreia do sul.
Não existem muitas notícias relacionadas ao tema (com conteúdos diferenciados), mas recomendamos o vídeo do Eat Your Kimchi (para quem sabe inglês) para aprender um pouco mais sobre o uso de drogas ilícitas na Coreia do Sul:


Cigarro e outras drogas lícitas

Ao contrário do uso de drogas ilícitas, uma grande parte da população coreana fuma cigarros. Segundo dados, 36.2% dos homens coreanos fumam, enquanto 4.3% das mulheres afirmaram usar cigarros, o que é um valor a ser contestado, já que devido a preconceitos enraizados na cultura, as mulheres fingem não fumar (mas é comum ver elas fumando escondidas em banheiros ou em suas casas).
Devido ao alto índice de fumantes no país, o governo coreano tem trazido diversas leis e políticas anti-cigarros. Tais como: proibição de uso dos cigarros em restaurantes, cafés e bares mesmo que hajam salas para fumantes; proibição de certas palavras positivas em propagandas do produto e aumento dos preços dos cigarros.
O consumo de bebidas alcoólicas também é algo muito comum. O álcool está tão enraizado na cultura coreana que iremos tratar dele separadamente em outra matéria, mas alguns pontos que iremos salientar desde já são: as bebidas custam muito barato, são encontradas em um grande número de lojas e é possível ver pessoas bebendo em qualquer horário do dia. O cantor PSY inclusive já fez uma música mostrando alguns efeitos da bebida vistos no dia-a-dia da Coreia do Sul.


Fontes: [1][2][3][4]

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...