quinta-feira, 14 de abril de 2016

Internet Coreana e bloqueio de conexão


Após notícias recentes sobre a falta de respeito das operadoras de Internet brasileiras acerca do limite de dados que será imposto aos usuários não é uma surpresa ouvirmos falar que a Internet de outros países é muito melhor que a nossa em vários e vários quesitos de comparação. Hoje veremos como é a Internet coreana e como ela se destaca como a melhor do planeta.

Internet na Coreia do Sul

Fonte: stateoftheinternet.com
A Coreia do Sul não é apenas um dos países com alta velocidade de conexão, mas sim o país com maior velocidade de conexão no mundo e com uma larga vantagem em relação aos outros países. Segundo o rank de 2015 do Akamai Q4 (imagem acima), a média de velocidade de conexão coreana é de 26,7Mb/s, contra 19,1Mb/s do segundo lugar, a Suécia. Segundo o rank Akamai Q3 do mesmo ano, a Coreia do Sul também se mantém com a maior velocidade de conexão (20,5Mb/s), enquanto outros países possuem taxas bem menores, como o Japão (15Mb/s), EUA (12,6Mb/s) e o Sri Lanka (5,1Mb/s). O Brasil ocupa a péssima posição número 47 dentre 55 países listados, com velocidade média de conexão de 3,6Mb/s.

Mas quais os motivos para uma conexão tão rápida? Iremos listar dois pontos que respondem a essa pergunta: governo e mercado. O governo coreano ajudou a estabelecer uma infraestrutura de alta qualidade pelo país e o mercado local é tão competitivo que as empresas buscam sempre formas de trazer clientes para si, o que causa um aumento da velocidade oferecida e uma diminuição dos custos que o cliente vai ter ao contratar o serviço. Esses fatores levam a Coreia a também ter um dos serviços de internet mais baratos em relação à renda da população, como é mostrado no gráfico abaixo.


É claro que nem tudo são flores. A internet sul coreana possui vários filtros e censura de conteúdos. Os conteúdos mais censurados são relacionados a apoio à Coreia do Norte, nudez e sexo. Vários sites e contas, seja do próprio país ou de fora, já foram bloqueados de serem vistos na Coreia do Sul por causa desses filtros. Além disso, o Google já criticou os serviços de conexão coreanas por limitarem a velocidade de acesso a sites de streaming de vídeo internacionais (como o Youtube), enquanto os sites nacionais operam com velocidade máxima.

E quanto a nós brasileiros?


Enquanto países como Coreia do Sul, Japão e Suécia possuem altíssimas velocidades de conexão com custo reduzido, nós brasileiros temos que pagar caro para contratar um serviço de internet sucateado que muitas vezes não entrega aos clientes nem metade da velocidade que eles pagam para ter. Além de tudo isso, uma nova forma de prejudicar nós usuários de internet está em processo de ser implementada pelas grandes empresas de telefonia: o limite de dados. 

Para quem não sabe, o limite de dados que querem implementar é semelhante ao que já ocorre no serviço de 3G dos aparelhos móveis: quando você consome aquela quantidade de dados a sua conexão é diminuída ou cortada até o pagamento de uma nova parcela de dados. Esse limite imposto já incomoda os usuários de conexões móveis, afinal, quem nunca ficou surpreso em ver que sua franquia do dia acabou em meia hora só carregando as mensagens do WhatsApp ou notificações do Facebook?

Então agora imagine que esse limite de dados vai ser aplicado à conexão de sua casa. E que esse limite não será muito grande. Por exemplo ,conexões de velocidade de 15Mb teriam em média uns 100GB de limite de dados mensal. Levando em conta que 20 minutos de Netflix (ou serviços de dorama, como o Drama Fever e o Viki) consomem em média 1GB de dados, assistir cerca de 40 minutos em vídeos no youtube em qualidade média também gasta em média 1GB, além de considerar todo o conteúdo que você faz download, visualiza em redes sociais e envia para a internet, o limite de dados seria estourado em pouquíssimos dias!

Para você que acredita que este limite é um retrocesso para a sociedade quanto ao uso da tecnologia e não quer que sua internet seja limitada por causa de interesses comerciais, não fique parado! Acesse a petição contra essas medidas aqui, participe, divulgue aos seus amigos e familiares e mostre que a união faz a força!

Escrito por: Junot Freire
Fontes: [1], [2], [3], [4][5][6][7]
Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...