sexta-feira, 16 de outubro de 2015

Fãs Sasaeng: Qual o limite do aceitável?


Ver os video clipes, assistir as apresentações ao vivo (ou até os shows), comprar cds, pedir uma foto quando vê na rua... Todas essas são ações comuns de fãs, seja de Kpop ou de qualquer outro estilo musical. Mas até onde o comportamento de um fã é considerado aceitável e saudável (para si mesmo e também para o artista)? Hoje iremos entender um pouco o que são fãs sasaengs, e o que eles fazem que causa uma imagem tão negativa.

O que é?

Segundo Sam Lansky (New York Times), a palavra sasaeng (사생) é formada por "sa", privado, ("私" em hanja) e "saeng", vida, ("生" em hanja), representando a obsessão desses fãs com a vida privada dos artistas. Basicamente, sasaeng são fãs extremos obcecados com a onda Hallyu e que perseguem os k-idols invadindo suas privacidades utilizando meios questionáveis.
Estas pessoas são muito mal vistas pela comunidade kpopper por diversos atos obsessivos ou violentos para com os artistas ou outros fãs.

Custo de vida


Ser uma fã sasaeng não sai barato. Além de muita disposição (e falta de limites), elas gastam horrores para seguir os seus ídolos. Muitas fãs fazem o possível (e o impossível) para ter qualquer informação pessoal dos famosos, como endereço ou número de telefone. Também existem taxis específicos para essas fãs que querem passar o dia perseguindo os pobres ídolos (uma média de 9h custa 500mil won, ou aproximadamente 1637 segundo a cotação de 10/10/2015).
Também existem "agências de inquéritos" que fazem serviços para as sasaeng, como uma espécie de detetive particular, a preços exorbitantes, apenas para conseguir algum objeto pessoal do ídolo.

Falta de limites e a segurança dos idols


O ato de ser uma sasaeng não é apenas prejudicial para o fã (que passa a ter uma vida voltada a uma rotina desregrada e exaustiva), mas também para os artistas que chegam a temer por suas próprias vidas devido às ações dessas pessoas.
As ações variam de empurrões em lugares públicos para conseguir tocar no artista, atirar objetos (como a lente de câmera que uma fã jogou no D.O. do EXO), bater (uma fã já deu um tapa no Yoochun do JYJ) e ameaças de sequestro (ocorrido com a atriz Kim YooJung).

Um conselho!

Não seja uma sasaeng! Muitos de nós temos uma vontade incrível de viajar para a Coreia e conhecer nossos cantores preferidos, mas todos precisamos saber o limite do saudável e do aceitável. Seja idol ou não, toda pessoa tem direito a sua privacidade e ao respeito. Então, mesmo que você só veja os artistas em shows aqui no Brasil, vamos não exagerar muito, ok?


Escrito por: Junot Freire
Fontes: [1][2][3][4]
Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...