Olá pessoinhas, no post de hoje vamos dar início a um guia básico de viagem, para vocês que sonham, pretendem e querem estudar ou morar na Coréia do Sul. Para iniciar, antes de você fazer as malas, precisa saber senão tudo pelo menos o básico sobre o lugar que você vai viajar. Seul, capital da Coréia do Sul é o local que a maioria das pessoas quer ir e fica rodeado de contrastes entre o antigo e o novo/atual, assim como vários países asiáticos. Encontram-se vários palácios centenários, templos budistas e edifícios com arquitetura futurista, a cidade se destaca pela atmosfera dinâmica, divertida e eletrizante.
Para começar... ✈
Dica 1: Documentos, Passagem e planejamento
Antes de tudo você tem que obter o passaporte e os vistos para viajar porém se for menor de idade tem de obter a autorização do seu responsável legal (#dicadeamiga: Não recomendo nenhum adolescente sem experiência viajar sozinho ou com um amiguinho da mesma idade pois podem ficar perdidos ou algo do tipo, então, se quiser viajar seja responsável).
Depois do passaporte e vistos é hora das passagens e vocês sabem né? São duas, no caso uma nacional do seu local até fora do Brasil e outra internacional, que te levará até o seu destino. É bom você sempre saber planejar direitinho sua rota de viagem (mas isso contarei melhor em breve) e comprar com antecedência a passagem da volta pois ja garante que você vai voltar pra casa com toda certeza. É bom sempre chegar no aeroporto com duas horas de antecedência, pode acontecer algum imprevisto no caminho e você perder o seu embarque.
Recapitulando... A início você vai precisar de:
✈Planejamento
✈Passaporte
✈Vistos
✈Passagem Nacional
✈Passagem Internacional
✈Chegar com duas horas de antecedência
✈ Documentos
Dica 2: Hotéis e Transporte.
Não tem como você viajar sem planejar os Hotéis não é mesmo? Então pesquise bem Hotéis ou Pousadas que sejam Confiáveis ( por que não adianta fazer a viagem dos seus sonhos se não tem um bom planejamento) e o local onde você vai guardar seus objetos de valor, compras e Dormir depois de longos passeios tem de ser além de tudo seguro.
Dei uma pesquisada por aí, e é muito complicado escolher onde ficar em Seul e eu imagino que essa tarefa seja mais difícil ainda se você quiser conhecer outras partes, do país. Ja ouvi muitas blogueiras indicarem o " Hotel Saerim, que fica em Jongno-Gu…" E mesmo sendo simples é espaçoso e os quartos são grandes, segundo pessoas que já foram (se quiserem um post detalhado só do Hotel comenta aqui que eu faço para vocês ).
O transporte da Coréia do Sul evoluiu muito desde 2004 nele, são 400 linhas de ônibus divididas por quatro grupos, identificados por cores. Com essa mudança das linhas, saíram a cor e a logomarca das antigas empresas de ônibus e entraram as cores dos grupos na maioria dos veículos. (Meio parecido aqui com Salvador não ?) Hoje , ônibus azuis, amarelos, verdes e vermelhos, de propriedade privada, cortam Seul, num sistema administrado pelo setor público.
Os azuis fazem rotas com uma certa distância maior e de forma expressa, fazendo um link/conexão de um subúrbio a outro e também ao centro. Os veículos verdes fazem o seu trajeto dentro da região metropolitana, cercando as estações de metrô e os pontos de ônibus expressos. Os amarelos trafegam dentro do centro de Seul, enquanto os vermelhos são destinados a viagens de longa distância, conectando as cidades satélites ao centro da capital sul-coreana.
Atendendo a grande demanda dos coreanos pela tecnologia, todos os veículos têm GPS, o que permite e dá possibilidade para às autoridades monitorar e controlar a velocidade e a localização dos ônibus. As informações são passadas a todo tempo via celular e em tempo real para o usuário, assim o mesmo pode saber quanto tempo falta para o ônibus chegar ao ponto e qual a melhor rota ou conexão escolher. (Bem prático e organizado) Todo esse sistema está integrado ao metrô, cujas dez linhas somam 286 quilômetros, interligam 265 estações e transportam 4,4 milhões de pessoas por dia, muitas delas de outros países.
Cobrança
A tarifa da viagem toda é cobrada pela distância, eles não se importam se o passageiro vai pegar ônibus, metrô ou os meios de transporte, e o cartão, incluso em um sistema chamado de T-Money eles oferecem um desconto caso você carregue a cada mês.
Como funciona : Quando entrar no ônibus pela porta da frente é só pagar a sua passagem com o transit card ou em dinheiro. Lá não são aceitas notas de dinheiro grandes (ex: 5.000 Won ou 10.000 Won). Grande maioria dos ônibus o seu destino de chegada ou a próxima parada é anunciada em coreano e inglês. Se você usar um, transit card tenha a atenção de analisar o seu cartão mais uma vez quando você sair.
Espero que tenham gostado e por hoje é isso! Esse é o primeiro de vários capítulos dessa série. Logo trarei outras dicas de viagem e não esqueçam de curtir a publicação do face, comentar e deixar sua sugestão para mais conteúdos que vocês queiram que eu traga aqui. Aguardem a parte 2. Beijos e abraços!
FONTE:@ mundo possivel