Faz alguns dias temos visto uma onda de protestos e escândalos envolvendo a presidente da Coreia do Sul. Mas o que aconteceu? Vamos facilitar a situação de vocês e apresentar um pequeno resumo de tudo que aconteceu no país e quais as consequências destes acontecimentos!
O protesto

Fonte: El País

Fonte: El País
No dia 29 de Outubro de 2016, milhares de sul coreanos protestaram na capital Seoul exigindo a renúncia da presidente Park Geun-Hye. O motivo? Uma crise causada por alegações de que uma amiga da presidente estava exercendo influência inadequada e interferindo em assuntos do Estado.
O motivo
O escândalo estourou quando uma rede local de TV informou ter encontrado um computador em nome de Choi Soon-Sil, amiga da presidente, contendo documentos e informações sigilosas do governo, sendo que ela não tem nenhum cargo oficial e portanto, nenhuma permissão ao acesso a aqueles documentos. Foi também divulgado depois de que Choi estava utilizando o acesso a informações privilegiadas para obter vantagens financeiras para si própria. Após os protestos e o escândalo a presidente se desculpou publicamente para a população pelos atos e a amiga dela foi presa de forma preventiva para evitar que ela fuja do país.
As consequências
Devido ao escândalo presidencial a Coreia do Sul entrou em uma profunda crise política. Vários ministros do governo foram demitidos e novos ministros foram chamados para integrar o governo. Até o momento da redação desta matéria não existiram outras consequências para o governo ou para a presidente, acompanhem as notícias para saber como vai prosseguir esta história!
Fonte: G1, El País