quinta-feira, 31 de março de 2016

Vamos falar sobre a Amber?


Temos a ideia recorrente (e quase sempre certa) de que os "idols" são ídolos fabricados pela indústria da música (seja coreana, japonesa ou de outro país asiático) como um modelo ideal de comportamento, moda e um ponto referencial para os jovens se espelharem. Eles se comportam quase sempre da mesma forma na mídia e são teorizados como seres tão ideais que qualquer comportamento que se desvia do padrão "idol" de ser se torna uma grande notícia ou um escândalo gigantesco.

Enquanto existem muitos artistas que seguem à risca o conceito de ser um K-Idol, existem outros que mantém seu estilo, sua personalidade e todo o histórico de desafios e batalhas pessoais que tiveram que travar para chegarem aonde estão. E não tem alguém que represente melhor isto do que Amber, integrante do grupo F(x), cantora, rapper e dona de um carisma e personalidade incríveis.


Amber nasceu em Los Angeles e é descendente de tawaineses. Ela sempre foi conhecida pelo seu visual andrógino e pelo seu estilo próprio, algo bem diferente das outras cantoras de Kpop que estavam presentes quando o F(x) debutou. Na entrevista que o Eat Your Kimchi (Simon e Martina) teve com ela, é falado bastante sobre este tópico, sobre as confusões sobre seu gênero por causa da sua forma de vestir ou do seu jeito de agir.

E é com toda essa vivência de ser uma pessoa que contrasta bastante com o resto do mundo que ela coloca toda a sua emoção e experiência de vida nas suas letras. E é nessas músicas que a maioria de nós se identifica, por em alguns casos sermos a minoria, sermos diferentes, não sermos compreendidos pelas "pessoas normais".

Essas palavras amargas
Que estão gravadas no meu coração e na minha mente
Dói tanto, mas eu vou lutar
Mesmo que doa, eu sei que eu vou me curar
Porque eu estou sempre olhando para cima
Mesmo que esteja escuro, eu posso encontrar a luz
Eu estarei rindo e eu vou continuar rindo
Eu sou uma lutadora, eu nunca vou desistir
Eu vou continuar voar

Amber - Beautiful
Amber diz em suas canções que você é bonito(a) do jeito que você é, independente do que as outras pessoas falem de você ou da forma que você é. Que mesmo nos piores momentos você pode batalhar e dar a volta por cima. Que você pode mostrar a todo mundo que você é capaz.


Recentemente, Amber lançou uma música através do projeto Station chamada Borders, que representa suas experiências pessoais como ser humano. Junto com a música, ela também deixou uma mensagem para todos nós, que está traduzida logo abaixo:

Antes da música ser lançada, existem algumas coisas que eu gostaria de compartilhar. Esta música tomou muita coragem para ser escrita pois eu sempre estava apreensiva com o tema que iria falar. Eu tenho feito este trabalho há bastante tempo e agora eu não falo como Amber do f(x) nem Amber "celebridade", mas apenas Amber. Apenas, simplesmente, como ser humano. "Borders" é mais que uma música; sem conceitos glamorosos, sem "tentar ser legal". É uma história nua e crua sobre realidade. Ela compartilha não apenas minhas experiências pessoais, mas de pessoas muito próximas a mim. Todos os envolvidos neste projeto - os produtores, meu time DPR, os atores até os staffs - foram especificamente escolhidos como eles nunca desistiram em mim e acreditaram na minha visão. Portanto, eu gostaria de agradecer a eles por tornar isto possível para mim. Quando vocês ouvirem "Borders", existe apenas uma coisa que eu desejo que vocês tomem da música: NUNCA desista de si mesmo. Sempre existe esperança em meio a este escurecido e exigente mundo. Para terminar, viva para aqueles que não tiveram a chance de lutar e continue lutando. Sempre, obrigado a todos vocês. Vocês fizeram isso possível.
Amber

Para não extender mais o texto, recomendo que pesquisem a tradução da letra de Borders, é uma música muito bela e inspiradora. Amber é uma artista e ser humano incrível que tem recebido cada vez mais destaque, além de ser uma das idols preferidas do Brasil. Ela é um exemplo de como pode haver mais humanidade neste mercado extremamente competitivo que é o Kpop, e como podemos batalhar contra o que nos faz mal.

Escrito por: Junot Freire 
Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...