sexta-feira, 25 de dezembro de 2015

O natal coreano


O natal é um dos feriados mais importantes do ocidente, sendo comemorado na maioria dos países que estão do nosso lado do planeta. Mas como será este feriado na Coreia do Sul? Já vimos recentemente que os coreanos não são um povo extremamente religioso (aqui), mas os artistas do Kpop fazem muitas canções natalinas nesta época do ano. Continue a leitura e descubra onde tudo isso entra no feriado!

Feriado e religiosidade


Ao contrário dos outros países asiáticos, o natal é um feriado oficial, ou seja, as pessoas são dispensadas do trabalho e escola para aproveitar o dia. Mas no dia 26 de dezembro todos tem que voltar para suas atividades normais. Devido ao fato da grande maioria dos coreanos não serem cristãos este período do ano não é tão marcado pela religiosidade e mais pela tradição de troca de presentes. 
    As famílias cristãs costumam se reunir e decorar suas casas com adereços natalinos como ocorre aqui no Brasil e em outros países ocidentais. Mas para a maioria dos coreanos o natal é comemorado de uma forma bem diferente.

Cultura de casal e tradições

Como já vimos anteriormente em outra matéria, a cultura de casal na Coreia do Sul é muito forte. E uma prova disso é que o natal é uma espécie de feriado de casal. Os casais se encontram para esquiar, ir no cinema ou nos parques. É quase uma segunda edição do dia dos namorados. Enquanto isso, os solteiros que não se encontram com a família no dia saem com os amigos, vão para bares e festas para encontrar um par ou apenas sofrem a solidão eterna do natal.
    A área comercial das cidades é muito decorada, ao contrário das regiões residenciais. Os coreanos costumam trocar presentes (sendo que o presente mais comum é dinheiro, e não "presentes de verdade") e a comida tradicional do feriado é o bolo de natal que geralmente é comprado em alguma loja local (algumas pessoas preferem o bolo com sorvete). Os símbolos natalinos que conhecemos também estão presentes. O papai noel pode ser visto usando vermelho ou azul (ele também é conhecido como "vovô noel"). Também é muito comum ver várias promoções e ofertas pelas lojas para as pessoas comprarem presentes,
    Enquanto isso, na Coreia do Norte, como as pessoas podem ser presas por praticar suas crenças religiosas, o Natal é comemorado em segredo, isso quando é comemorado.


Escrito por: Junot Freire
Fontes: [1][2][3][4][5]
Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...