sexta-feira, 26 de junho de 2015

Lendas Sul-Coreanas: Gumiho



   Em todos os países prevalece uma cultura, sendo está envolvida por mitos, mistérios e lendas. Histórias passadas de geração para geração sem perder seus valores, sua graça e beleza entrelaçados em seus contos ao passar do tempo. Na Coreia isso não é muito diferente, então hoje estamos trazendo um pouco das lendas e contos sul-coreanos.

   Bem, o que diria se um dia estivesse caminhando só e avistasse uma bela?! Mas notasse algo diferente nela, feições selvagens e um belo adorno constituído por nove caudas. Então, hoje traremos nada menos que os encantos da Gumiho/Kumiho ...

O que é Gumiho?

    O Gumiho (구미호 / 구 "gu" - nove) que se pronuncia em coreano: "kumiho", em seu termo literal, significa "raposa nove caudas". É uma criatura que aparece nos contos orais e nas lendas da Coréia e de acordo com esses contos, trata-se de uma raposa que vive mil anos e se transforma em um kumiho, como lendas semelhantes entre os japoneses e chineses. 
  Pode livremente se transformar, desde objetos até uma bela moça, muitas vezes para seduzir os homens e comer o seu fígado ou coração (dependendo da legenda). Há numerosos contos em que o kumiho aparece, muitos dos quais podem ser encontrados no compêndio enciclopédico de Literatura Oral coreano (한국 구비 문학 대계).


Origem e lendas

    Oriundo de antigos mitos chineses de séculos atrás, as lendas coreanas sobre o kumiho são muito semelhante com o "huli" (chinesa), "Jing" e o "kitsune" (japonês). Todos os espíritos tratam de uma raposa com uma grande longevidade ou a acumulação de energia e tendo como resultado o ganho de poderes. Os kumihos então seriam raposas que viveram por mil anos e ganharam o poder de mudar de forma, geralmente aparecendo sob o disfarce de uma mulher.
    No entanto, enquanto "huli", "Jing" e "kitsune" são descritos frequentemente com índole ambígua, boas ou más, o kumiho é quase sempre tratado como uma figura maligna que festeja com carne humana. Não está claro em que ponto do tempo, os coreanos começaram a ver kumiho como uma criatura puramente má, uma vez que muitos textos antigos mencionam um kumiho benevolente ajudando os seres humanos e até mesmo fazem menções de humanos perversos que enganam ingênuos kumihos.

  Na literatura, mais tarde, o kumiho foi muitas vezes descrito como uma sanguinária meia-raposa, meio-humana, uma criatura que vagava pelos cemitérios à noite, cravando corações humanos de suas sepulturas. A maioria das lendas afirmam que enquanto um kumiho for capaz de alterar sua aparência, ainda há algo de raposa nele, seja uma cara de raposa, um conjunto de orelhas, uma das nove caudas ou uma até mesmo uma camuflagem mágica, forçando as mudanças de aparência, mas sua natureza não é alterada.

K-Drama: My Girlfriend is a Gumiho

   Alguns contos dizem que se um kumiho se abstém de matar e comer os seres humanos por mil dias, pode se tornar humano. Outros, como o drama "Kumiho: Tale of the Fox's Child", diz que um kumiho pode tornar-se humano, se o homem que vê a sua verdadeira natureza mantém isso em segredo por 10 anos. Ou no drama "The Thousandth Man", diz-se que se um kumiho come a quantidade total de 1000 fígados humanos em um período de 1000 anos, pode tornar-se humano, caso contrário, ele será dissolvido em bolhas.
   Muito parecido com lobisomens ou vampiros no folclore ocidental, há sempre variações sobre o mito, dependendo das liberdades que cada história tem com a lenda. Uma versão da mitologia, no entanto, afirma que com bastante vontade, um kumiho poderia alterar seu estado yokwe (monstro) e tornar-se permanentemente humano e perder seu caráter maligno. Explicações de como isso poderia ser conseguido variam, mas às vezes incluem aspectos como abster-se de matar ou de degustar carne por mil dias, ou a obtenção de um Cintamani (equivalente a pedra filosofal na cultura budista e hinduista) e certificando-se de que o Yeoiju (Dragão Coreano) viu a lua cheia, pelo menos mensalmente, durante o calvário. Ao contrário dos dragões, Kumihos não foram pensados para serem capazes de onipotência ou criação à vontade desde que eram criaturas inferiores.

Obras com o Gumiho


Cinema e televisão
• 1994, o filme de terror "The Fox with Nine Tails"
• 2006, a comédia musical "The Fox Family"
• 2007, o filme de animação "Yobi, the Five Tailed Fox"
• 2010, o drama da SBS, comédia romântica "My Girlfriend is a Gumiho"
• 2010, o drama da KBS, "Grudge: The Revolt of Kumiho"
• 2012, o drama da MBC, "The Thousandth Man"

Comics
•2006,a série "Laon" por Youngbin Kim e Hyun You .
• 2011, a série "Thousand Years Ninetails" por Giryang
• 2011, iniciou a série em webcomic "The Fox Sister".



Mesmo o Gumiho tendo várias histórias registradas, as pessoas afirmam terem visto o mesmo e tem um certo ponto de destaque entre várias lendas. Ainda assim é um caso mistérios e parece que permanecerá assim por gerações. Seu rastro deixado através do tempo desperta a curiosidade dos homens, mas curiosidade essa, que também pode levar o mesmo a seu declínio final...






Escrito por: Alvaro Loki
Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...