terça-feira, 26 de maio de 2015

O idioma hangul


     Uma das diferenças mais marcantes entre a Coreia, a China e o Japão certamente é o idioma. Enquanto o maior dos três (a China) possui um sistema de escrita complexo e mais difícil para nós ocidentais aprendermos e o Japão possui um sistema híbrido de ideogramas e alfabetos silábicos, a Coreia apresenta um modelo mais simples para leitura. Hoje aprenderemos um pouco sobre a origem e a existência do idioma falado na Coreia, o Hangul!

Origem


     A origem do idioma falado na Coreia é uma história antiga e cheia de pontos de interrogação, sem haver uma definição formal para seu surgimento e expansão. Porém o mesmo não ocorre com a história do sistema de escrita atualmente usado no país. 
     Antes da formação do sistema de escrita, os coreanos utilizavam os ideogramas chineses em sua escrita. Contudo, era difícil para a classe mais humilde aprender a grande quantia de símbolos existentes, fazendo com que poucas pessoas realmente soubessem ler e escrever. Por causa deste problema, por volta do ano de 1440, o Rei Sejong convocou um grupo de intelectuais para formular um novo sistema de escrita, que fosse fácil para o povo aprender e utilizar. 
     Porém o novo alfabeto foi desprezado pela aristocracia, que considerava o sistema de escrita reservado para os mais pobres, até que em 1894 se tornou o alfabeto oficial do país. 

Sistema de escrita


    O Hangul é basicamente um alfabeto. Sim, exatamente um alfabeto, ao contrário do chinês (ideogramas) e o japonês (ideogramas mais sistema silábico). Cada pequeno bloco representa uma sílaba de uma palavra, onde a ordem das letras faz com que o som possa variar de palavra a palavra (para letras que possuem mais de um fonema associado). 
     Por mais que a pronúncia possa ser complicada no início, o Hangul é bem fácil de se aprender a escrita e leitura, uma vez que já estamos acostumados a trabalhar com um sistema de escrito que se utiliza de alfabeto. 
Exemplo de frase em hangul.


Por onde começar?

     Está interessado a aprender este incrível idioma? Mas não sabe por onde começar? A primeira opção que vocês possuem para começar a aprender o básico do idioma são os cursos online, ou sites que ensinem alguma noção da língua. Entre eles podemos citar o Livemocha, o Loecsen e o Aprendendo Coreano
Você não gosta de aprender pela internet? Pois saiba que em Salvador também temos a opção de fazer um curso de idiomas presencial! Atualmente existe a escola de idiomas SOLC - Salvador Oriental Language Center, na qual é possível ter aulas de coreano e outros idiomas que geralmente são difíceis de se encontrar em cursos, como o japonês com o professor Kion (qualificado para dar as aulas).




Escrito por: Junot Freire

Fontes:
http://lineimar.eklablog.com/o-hangul-e-a-lingua-coreana-c21056374
http://www.semokwan.com/curiosidades%20Hangul.html
https://revistappe.wordpress.com/2011/06/27/aprendendo-sobre-a-lingua-coreana/

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...