quarta-feira, 19 de abril de 2017

Guia básico para viagem ou moradia na Coreia do Sul - PARTE 2


Olá pessoinhas, tudo bem com vocês? Estou de volta trazendo mais uma parte do Guia de Viagem e hoje trago-lhes grandes aprendizados com o tema alimentação! Vamos lá?!

Para começar, a culinária sul-coreana é muito diferente da que temos aqui no Brasil. Além de se bem diversificada, tendo desde pratos leves como sopas e caldos, também têm doces e bebidas, que além de serem saborosas são muito saudáveis e nutritivas. Na Coreia do Sul a saúde é levada em consideração ao extremo e eles raramente utilizam sal na maioria dos pratos. E diferente do Brasil, dificilmente iremos encontrar o pote de sal ou açúcar em cima da mesa de um restaurante, local público ou cafeteria.

Pesquisando e observando pelos programas, doramas, dentre outros locais, o arroz ainda continua sendo o principal alimento para os coreanos, porém os jovens já tem um olhar diferenciado para outros pratos e comem até comidas estrangeiras. No entanto, o amado e eterno arroz acaba sendo servido com vários acompanhamentos que geralmente são verduras, sopa, carne ensopada com legumes ou peixes.


Para comer uma comida tradicional coreana não podemos seguir adiante sem falar do famoso kimchi. O Kimchi é uma mistura de várias verduras conservadas, como acelga, nabo, cebolinha, pepino em salmouras e apimentadas, misturadas com outros ingredientes típicos coreanos. Há quem diga que ele é o arroz e feijão que tanto comemos e temos na nossa casa. O complemento da comida deles é o kimchi, que tem de vários tipos e alguns são feitos com vários condimentos, como o pó de pimentas secas e vermelhas, e o tradicional feito apenas com temperos saturados em um caldo.

Sempre no final de novembro ou no início de dezembro, algumas famílias coreanas costumam preparar/armazenar uma grande quantidade de Kimchi, para abastecer a geladeira para o inverno. Como a tecnologia das indústrias da Coreia está ficando modernas,e para quem não tem tempo ou quer esperar muito tempo para comer, o kimchi atualmente existe em muitas empresas que fazem diversas comidas fermentadas, o que ajuda as pessoas que moram só, trabalham ou estrangeiros que estão lá para estudar.


O doenjang é uma pasta de feijão bem famosa e utilizada na Coreia. Bem conhecida por seus atributos da prevenção do câncer, ele chama a atenção de muitos especialistas em alimentação. O doenjang é feito de sojas amarelas cozidas em água fervendo, secadas na sombra, deixadas embebedadas em água salgada e fermentadas ao sol.

Os coreanos, assim como nós os brasileiros, gostam muito de diversos tipos de carnes. Os pratos mais amados são os de bifes, que vemos geralmente nos programas. Eles fazem de tudo pra ganhar uma carne, seja ela frango ou outro tipo. E um dos pratos mais famosos é o bulgogi temperado (bife em tiras), que muitas vezes vemos eles prepararem em programas como Running Man (quem nunca ficou querendo comer vendo eles cozinhar?). E também tem o galbi (costela de vaca ou costelinhas de porco), que são as comidas coreanas que geralmente estrangeiros e os próprios coreanos amam comer.

Lembrando que nem toda comida possui pimenta no seu tempero. Todos podem viajar sem medo de viver a base de miojo ou fast-foods. Para fazer uma viagem deve ser tudo bem planejado, para não ficar com fome lá ou não ter dinheiro suficiente para gastar a vontade com o que quiser. Apesar da comida mais conhecida até hoje lá ser a tradicional, existem opções mais atuais como restaurantes estrangeiros que todos podem se deliciar com comidas de outros países.

O que não significa que sairá barato um almoço decente e digno, mas se você não se importar em comer nos fast-foods durante boa parte das refeições, um turista para cada dia de alimentação na Coréia do Sul, alternando entre coisinhas típicas mais baratas e fast-foods (segundo blogueiras) gasta 30.000 wons por dia, em média, o que dá R$75,00 por dia. Não é relativamente tão absurdo assim, planejando bem dá para comer direitinho lá sem passar apertos. 

Então, quem ficou com fome agora?  Confesso que tenho muita vontade de comer agora! Se você gostou não esquece de curtir a publicação do Facebook, compartilhar este blog com seus amigos, manda pra geral. Obrigada por ler até aqui e até a próxima parte, beijos !